domingo, 8 de maio de 2011

Umas saídas em Bogor

Fiquei devendo. Foto do belo interior das angkot, as vans de transporte público aqui da Indonésia. O menino ali sentado na porta é cantor. Estava entoando uma "bela" cantiga na esperança de conseguir um trocado. Aqui na Indonésia pelo menos metade dos pedintes chegam fazendo uma serenata pra você em vez de pedindo dinheiro logo de cara. Verdade seja dita, alguns até tocam/cantam bem. Já imaginaram a moda pegar no Brasil?

Enquanto não viajo pra Papua, Bali, Komodo e esses lugares mais exóticos da Indonésia, vou dando minhas voltas aqui em Bogor no tempo livre. Não há grandes templos ou ruínas históricas, como havia em abundância lá na Índia. O turismo aqui é mais pra o lado de praia e de parques naturais. Há templos em algumas regiões, já que antes de ser islâmica a Indonésia era em grande parte hindu.


Em Bogor, a principal atração é um super jardim botânico, onde eu fui participar de um dia de comemoração ao Dia da Terra, fim de semana passado. Conheci um pessoal aqui que me convidou. Achei que ia me distrair e confirmei mó entusiasmado, "Claro, vou estar lá!", sem nem saber o que era. Aí depois recebo o SMS: "Ótimo que você topou participar! Amanhã de manhã 7:30 no jardim botânico, faremos recolhimento do lixo". Poutz. Ééé, tá pensando que trabalho ambiental é moleza?

Chegando lá havia uma centena de estudantes uniformizados, crianças e adolescentes, todos preparados pra o mutirão de cata de lixo. A meninada me viu, aí pronto, tem sempre o espalhafatoso que grita: "Ó O ESTRANGEIRO!!!" Aqui "estrangeiro" é a mesma palavra que eles usam pra "loiro". Loiríssimo eu, né? É herança do passado, já que a Indonésia era colônia holandesa até 1945, então esses são os estrangeiros que eles mais conhecem.

O próximo passo é o jogo de tentar adivinhar de onde eu sou. Nunca acertam. Às vezes eu passo por indonésio, mas não é sempre que funciona. Normalmente, quando o fulano olha direito, percebe que eu não sou daqui.

- Austrália!
- Holanda! 
A meninada sempre chuta os países que conhecem mais. Aí começa a baixaria:

- William! (Tá certo, eu sou mesmo a cara do príncipe William)
- Justin Bieber! (...)

No final eu digo que sou do Brasil aí eles ficam com aquela cara de "Nossa, nunca tinha visto". Botamos a molecada pra catar o lixo.
Praticantes de artes marciais que estavam treinando no parque.
Lixo que não acabava mais, nos córregos que passam pelo jardim botânico.
Jardim botânico em Bogor, Indonésia

Ontem, pra contrastar, fui no shopping ver como é que se comporta a classe média da Indonésia. Aqui é engraçado, porque nesses "ambientes pra rico" quase tudo é sinalizado em inglês. É considerado chique. Além disso, eles eles acham sofisticado comer pão. Pobre come é arroz. Então há imensas lojas super populares onde você compra pão fatiado, roscas, donuts, e essa coisa toda que se acha em qualquer padaria ocidental. Aqui é o Ó do borogodó.

O cinema também me reservava algumas coisas interessantes, hehe. Super sofisticado, o pessoal todo fino, e os adolescentes de classe média rodando pra lá e pra cá, como no Brasil. Só que aqui, no fim de semana, eles vêm com um menu pra você - você já sentado lá na sala do filme. Pipoca é bobagem, aqui você pode pedir sanduíche, batata frita e até carne assada pra você enquanto assiste ao filme. E dizem que brasileiro é que é farofeiro. Na hora de começar o filme, depois das propagandas, de repente a tela trava. Aí no cantinho da tela sobe a janelinha do Avira, o antivirus grátis. Foi surreal.

Bom, esta terça-feira estou indo para a Sumatra, onde devo passar 10 dias. Então mais histórias pra partilhar com vocês.

Continua em: Direto de Jambi, Sumatra
A sofisticação em falar inglês e comer pão.
Enquanto isso, o povão come o que a rua oferece: tofu frito, banana frita, arroz frito, mingau salgado de arroz  (bubur), e mais. As frituras são gostosas, o bubur nem tanto. Só não presta quando o vento bate errado e aquela fumaça preta de fritura  e óleo queimado vem em direção a você...

3 comentários:

  1. hahahahahaha
    Justin Bieber!!!!!
    To rindo litros!!!!
    Cara, estou gostando cada vez mais da Indonesia, eles tem um ótimo senso de humor!!

    ResponderExcluir
  2. Irmãozinho !!! O cine aí é com Datashow ligado no computador é ?? Que onda !!! :D Muita sorte em sua caminhada negão!! Força!

    ResponderExcluir